18/06/2020

INICIANDO O 2° BIMESTRE 2020 PARA OS 2°s e 3°s ANOS

RÁPIDA RECAPITULAÇÃO DO 1°BIMESTRE 

- DURANTE esse processo de isolamento físico, em que estamos todos afastados da escola, vimos a HISTÓRIA como ferramenta de compreensão tanto do passado quanto do presente, a partir da ação humana no tempo e no espaço. ESPERO que vocês tenham compreendido isso a partir do exercício de busca de personagens históricos e o que eles fizeram de bom ou de ruim para a humanidade. Depois, a última atividade, era para que vocês percebessem como as instituições, os líderes sociais, os políticos e os governos estão se envolvendo (ação humana) para resolver essa crise profunda que estamos vivendo, que além da sanitária, também  é econômica, politica e social. 
NO COMEÇO DO BIMESTRE, ainda na escola, começamos estudar a MODERNIDADE (período da História da Europa, entre o final do século XIV e o século XVIII) em que ocorreram uma série de novidades e melhorias para os europeus, de modo geral: - aparecimento das cidades, dos países, da vida  urbana coletiva, da razão/ciência, do Estado Nacional (governo), etc.
POR QUE ESTUDAR ESSE TEMA: - é para nos ajudar a compreender o nosso presente, pois vivemos uma crise também cultural, quer dizer, uma crise na forma de pensarmos e de vivermos (Exs.: violência de todo tipo - preconceitos, contra a mulher, da policia, etc). E essa crise vem ocorrendo porque os valores morais, filosóficos, politicos e religiosos que usamos como referências para justificar nossas "verdades" já não são mais suficientes para achar soluções para essa crise atual. Essa insuficiência tem DOIS MOTIVOS: -Primeiro, por que nossas referências vêm lá da Modernidade e, portanto, sofreu um desgaste pelo tempo; -e, segundo, vivemos uma nova experiência de viver e pensar, marcada pelo surgimento do MUNDO VIRTUAL,  que nos leva a necessidade de novos saberes, que precisaremos, todos,  desenvolver.

AGORA, VAMOS DAR SEQUÊNCIA NESSAS IDEIAS COM O SEGUNDO BIMESTRE

PARA OS SEGUNDOS ANOS:
O TEMA SERÁ: "A Colonização da América pelos europeus a partir do século XV"
- o que significa: em termos históricos, o europeu vai invadir, ocupar, explorar e se  apropriar do continente americano como se fosse propriedade sua;
o porque dessa colonização: - foi consequência da Modernidade, que trouxe à Europa novas necessidades: - em termos econômicos, o comércio se tornou a principal atividade, mas insuficiente para atender a população europeia que crescia rapidamente. Precisaram buscar mercadorias em outros continentes, através da "expansão marítimo-comercial" e das grandes navegações. Desenvolveram, nesse momento um novo conceito de economia, chamado  de MERCANTILISMO,  baseado no comércio mundial e controlado pelo Estado Nacional; - em termos políticos, surgiu um novo conceito político de governar/controlar o Estado Nacional, chamado de ABSOLUTISMO, e ganhou esse nome porque o REI, que governava para atender os interesses da sua classe - as famílias nobres, tinha o controle absoluto (total) de toda a sociedade, em outras palavras - o rei mandava e o povo obedecia.
- conclusão: foi com essa mentalidade absolutista, mercantilista e cristã que os europeus se acharam no direito de fazer o que fizeram com a América, explorar suas riquezas e dominar os povos que nela vivam.
PARA OS TERCEIROS ANOS:
O TEMA SERÁ:  "A Fase imperialista do capitalismo entre 1870 e 1945"
 - o que significa: em termos históricos, é o período em que ocorre a expansão do capitalismo europeu para os outros continentes. E essa expansão vai se dar pelo controle dos países europeus industrializados que querem transformar esses outros continentes, tanto em mercado fornecedor de matérias-primas, quanto em mercado consumidor. como esses dois mercados são fundamentais para o capitalismo, todos países envolvidos nessa expansão vão disputar entre si o controle desses novos possíveis mercados.
- consequências: essa disputa foi tão acirrada que provocou a ocorrência de acontecimentos que abalaram o mundo - as duas guerras mundiais, o fortalecimento de ideologias, novas crises econômicas, novas reorganizações geo-políticas, etc.
- conclusão: Essa expansão e essa disputa, tornaram permanente uma marca originária do sistema capitalista que é a produção de contradições: ao mesmo tempo, vai produzir desenvolvimento e crise; riqueza e pobreza; modernizações e atrasos; e violência e paz.