HISTÓRIA da HISTÓRIA
SIGNIFICADO no dicionário => 1 - do grego iotopía (historía) que significa pesquisa, conhecimento adquirido com investigação; 2 – ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço, através de determinados métodos.
COMO verificaremos logo a seguir, os significados (conceitos) de HISTÓRIA estão diretamente relacionados com o contexto histórico vivido. Além disso, desde a Antiguidade Clássica até os dias atuais ocorre um debate sobre, se a HISTÓRIA e só mais um tipo de narrativa? ou é de fato uma ciência?
VEJAMOS COMO ESSE DEBATE OCORREU NA EUROPA NO DECORRER DO TEMPO:
Na Antiguidade Clássica – ocorrida entre os séculos VIII a.C. e V – a Europa foi marcada pelo desenvolvimento das chamadas “Grandes Civilizações” e os violentos conflitos entre elas pelo domínio total dos que venciam. Foi nesse contexto histórico que o filósofo grego Heródoto (século V a.C.) inventou a História como narrativa com o objetivo de narrar os envolvimentos do exército grego nessas guerras, para, segundo ele, unificar e fortalecer o povo grego. Um outro filósofo grego – Tucídetes (século V a.C), tinha uma outra opinião. Para ele, a História só teria sentido se fosse evidenciado as causas e efeitos dos acontecimentos, passando uma primeira ideia de História ciência;
Na Idade Média – ocorrida entre os séculos V e XV – A Europa foi marcada pelo domínio dos senhores feudais, a formação de diversos reinos, as guerras entre as diversas famílias nobres pelo poder e uma forte influência da Igreja Católica que tinha o monopólio do saber. Nesse contexto histórico, a História sobreviveu apenas como narrativa. Era chamada de Crônica e a Igreja a usava para enaltecer seus “atos divinos” e das famílias nobre que ajudavam a Igreja como dízimos bastante generosos;
Na Idade Moderna – ocorrida entre os séculos XV e XVIII – a Europa foi marcada por profundas transformações: - a urbanização, o aparecimento dos países, o desenvolvimento do comércio; - o contato e domínio de regiões de outros continentes; o desenvolvimento de novas formas de organização da sociedade; e o desenvolvimento de novos conhecimentos com a criação da ciência como fonte produtora do saber. Em função de espetacular contexto, a História reaparece como ciência, pensada pelo filósofo francês Renê Descartes (1-objeto de estudo;2-método de estudo; 3-método explicativo). Nesse debate, a História identifica o homem como seu objeto de estudo; - o empirismo (só serve o que for realmente provado) como método de estudo; - e a interpretação, como método explicativo, provocando a ocorrência de várias ciências: - História positiva; História Empírica; História Universal, etc;
Na Idade Contemporânea – século XVIII aos dias atuais – a Europa e quase todo o mundo foram marcados pela implantação e expansão do sistema capitalista. Nesse processo, ocorreram e vem ocorrendo revoluções tecnológicas, guerras politico-econômicas e ideológicas, crises econômicas e sociais profundas e grandes catástrofes ambientais. No inicio desse contexto histórico, ganhou bastante importância a História marxista que através do método do materialismo histórico ensinou ao homem, do mais alto nível de conhecimento ao mais humilde e simples, através da compreensão de tudo o que ocorria a sua volta, a capacidade de intervir nessa realidade, modificando-a em prol do seus interesses e da sua comunidade. Esse método foi muito usado pelos “comunistas”, mas com a desestruturação da URSS no final do século XX, ganhou força a História narrativa, agora preocupada com o estudo de qualquer objeto, de pessoas conhecidas, de sentimentos, de valores morais, com o intuito único de informar, criando a ideia do bem informado, bem esclarecido.
ATIVIDADE DE REFLEXÃO N° 1
(para quem ainda nao entregou...
ENTREGAR NUMA FOLHA SEPARADA ATÉ 13 DE MARÇO
PODE SER SÓ AS RESPOSTAS
Após a leitura do texto “A História da História” e dos destaques discutidos com o professor em aula, RESPONDAM as seguintes questões:
1) O texto trata de discussões sobre a História nos quatros momentos que marcam a história da Europa, cujo principal debate é se a História é uma ciência ou simplesmente um tipo de narrativa. IDENTIFIQUE nesses quatro momentos históricos:
a) Em qual destes momentos históricos, a História é entendida apenas como narrativa?
b) Em qual destes momentos históricos, a História é entendida apenas como ciência?
c) Em quais destes momentos históricos, a História é entendida tanto como narrativa, quanto como ciência?
2) Em função do contexto histórico, se discute os objetivos da História. Pensando a História Narrativa, IDENTIFIQUE seus objetivos na Antiguidade? na Idade Média? e na Idade Contemporânea?
3) A Ciência pode ser considerada uma fonte produtora de conhecimento. Pensando essa função na História, IDENTIFIQUE os significados de História ciência na Antiguidade, Modernidade e no início da Id. Contemporânea?
4) Os objetivos e significados de História estão relacionados ao contexto histórico. DESCREVA as características dos 4 contextos históricos que marcam a História da Europa?
5) Os estudos historiográficos trabalham com o tempo imaginário produzido culturalmente por cada sociedade. Para usá-lo como referência desenvolveu várias formas de medi-lo. Uma dessas medidas é o SÉCULO que tem duração de 100 anos. Por exemplo, o século I, começa no ano 1 e termina no ano 100. Seguindo esse raciocínio, DESCREVA o ano inicial e o ano final de cada um dos séculos que aparecem no texto.
6) Faça uma pequena descrição do que compreende da situação do mundo hoje e como a História pode ajudá-lo a melhorar essa compreensão!
========================================================================
========================================================================
ATIVIDADE N° 2
(PARA RESPONDER NO CADERNO ATÉ 13 DE MARÇO)
ASSISTA ao video no youtube localizado no endereço abaixo:
Subject: Assista a "01 - A grande aventura da História - História - Ens. Médio - Telecurso" no YouTube
https://youtu.be/j5YJYJ_qXho e RESPONDA NO SEU CADERNO.
NO texto anterior "HISTÓRIA da HISTÓRIA" aprendemos que a história da Europa está dividida em quatro momentos (Antiguidade, Id. Média, Id. Moderna e Id. Contemporânea). Nesse vídeo, serão apresentados outras divisões (momentos, fases, período) da História. Após assistir ao vídeo e refletir sobre ele, responda no seu caderno:
1) O VIDEO DISCORRE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA HISTÓRIA E ALGUNS DE SEUS CONCEITOS. Para demonstrar o que entendeu, responda:
a) O que é História e para que ela serve?
b) O que são fontes históricas e quais os tipos usados pela História?
c) Qual a importância da História para a sociedade(povo)?
d) O que é Cultura e qual a sua relação com a História?
2) O VIDEO TRATA DE UMA DIVISÃO DIFERENTE DAQUELA APRESENTADA NO TEXTO:
a) Quais os títulos (nomes) dados a essa outra divisão da História? ,
b) Quais as suas respectivas periodizações (quando começou e quando terminou)?
c) Quais as suas respectivas localizações espaciais (que continentes)?
d) O que vai ser estudado em cada uma dessas fases?
3) A DIVISÃO PROPOSTA NO TEXTO, TINHA COMO PROPÓSITO DEMONSTRAR O PODER DA EUROPA EM RELAÇÃO AOS POVOS DOS OUTROS CONTINENTES:
a) Essa divisão proposta no video, ela foi criada com qual propósito?
=====================================================================================
========================================================================